,
,
A história da humanidade confunde-se com o desenvolvimento do pensamento científico. À medida que a ciência se vai desenvolvendo, antigos conhecimentos ditos “OCULTOS” ou “MÍSTICOS” são objecto de novas explicações, nascendo assim novos factos científicos, o mesmo será dizer, novas Ciências!
,
,
No momento actual em que vivemos, neste início de terceiro Milénio, torna-se imperativo fazer uma nova leitura sobre o homem, da sua relação com o meio ambiente, bem como da necessidade de uma definição, tão ampla quanto possível, de antigos conceitos como FELICIDADE e CURA. Neste quadro, os Processos Holísticos - de manipulação de energia - são cada vez mais solicitados no caminho do homem para a sua Cura Integral. ,

Hoje, neste novo despertar do homem, dia-a-dia, mais Reikianos são iniciados em todo o mundo. Entre eles, muitos são profissionais vinculados ao Processo Científico, outros são Artistas que buscam o aumento de sua criatividade, ou ainda Mães em busca de maior conforto para os seus, ou seja, Reikianos existem e permeiam todos os grupos sociais.
 
O REIKI conta hoje com o reconhecimento da OMS - Organização Mundial de Saúde, como prática terapêutica reconhecida.
Factor importante é a simplicidade do seu ensino, já que pode ser oferecido através de Seminários com duração de poucas horas, dependendo da didáctica empregue.
Muito importante é frisar que um Reikiano não pode ser formado pelas práticas pedagógicas tradicionais. Para se ser Reikiano, é necessário que o aspirante passe pelo processo da iniciação, o qual só pode ser ministrado e realizado por um Mestre Habilitado. Pode-se aprender Reiki nestes tópicos, mas não se pode praticá-lo sem se ser INICIADO.
 
REIKI NÃO É RELIGIÃO, IGREJA, GRUPO OU SEITA.
REIKI É ENERGIA UNIVERSAL (CÓSMICA) E FORÇA VITAL DESSA ENERGIA 
(REI + KI), QUE A TUDO IMPREGNA E DÁ VIDA, RECONHECIDA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (ÓRGÃO DA O.N.U.), DESDE 1962, COMO TERAPIA ALTERNATIVA DE TRATAMENTO DA SAÚDE, SENDO PRATICADO EM DIVERSOS CENTROS MÉDICOS DE TODO O MUNDO.
   
  reikiluzevida@sapo.pt